Bioestimuladores de colágeno:
Uma forma de combater a flacidez e o derretimento da face
Conforme vamos envelhecendo, nosso corpo passa por diversas alterações fisiológicas e estruturais, como a perda da projeção dos ossos e a tão temida diminuição do colágeno. Essas mudanças levam a diversas condições inestéticas, como a sensação de derretimento da face e o aumento da flacidez.
O que é o colágeno?
Para começo de conversa, vamos esclarecer o que é o colágeno e qual a sua função.
O colágeno é uma das proteínas estruturais do nosso corpo e junto com outras moléculas, como elastina e ácido hialurônico, são responsáveis por dar firmeza e sustentação aos tecidos.
A medida que envelhecemos, a produção do colágeno se torna cada vez menor, com estudos indicando que a partir dos 25 anos perdemos cerca de 1% da capacidade de produção do colágeno a cada ano que se passa. Além disso, também temos outro fatores que promovem ou aceleram essa perda, como: exposição solar sem proteção, tabagismo, sedentarismo, má alimentação e até mesmo condições genéticas.
O que é um bioestimulador de colágeno?
Como vimos anteriormente, ao envelhecer perdemos de forma progressiva a capacidade de produzir colágena naturalmente e é nesse momento que precisamos intervir com técnicas que estimulem essa produção.
Mas afinal, o que são bioestimuladores? Damos esse nome a diferentes técnicas e ativos que irão promover uma resposta de reparação do tecido e, desta forma, estimular a produção do colágeno no local tratado.
Temos diversas formas de promover uma bioestimulação, desde os injetáveis, como hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®, Diamond®) e PLLA (Sculptra®, Elleva®), fios de PDO e aparelhos, como o Ultrassom Microfocado e o Endolaser, além dos tratamentos que visam estimular o colágeno de forma mais superficial, como peeling e microagulhamento.
Como é o resultado?
Após a realização do bioestimulador é necessário ter paciência, pois o resultado não é imediato, levando cerca de 3 meses para se observar uma mudança expressiva. Isso acontece devido ao tempo que nosso organismo leva para promover a resposta tecidual e então produzir o colágeno na região tratada.
O pós procedimento é extremamente tranquilo, variando de acordo com a abordagem tomada, mas numa forma geral não causa qualquer tipo de incapacitação do paciente, no máximo um desconforto ao toque
A melhor parte é o seu tempo de duração, que pode chegar de 1 ano e meio a 2 anos, porém é sempre interessante realizar ao menos uma manutenção anual para se obter um resultado cada vez melhor e de fato combater os sinais do envelhecimento.
Como saber qual o melhor bioestimulador para o meu caso?
Cada indivíduo apresenta condições e queixas diferentes, por isso é necessário realizar uma consulta prévia para que assim seja possível criar um plano de tratamento e entregar o melhor resultado ao paciente. Para a garantia de um tratamento eficiente e seguro é preciso o acompanhamento de um profissional experiente e que te proporcione confiança.
Se você tem interesse em realizar bioestimulador de colágeno ou tem alguma dúvida, nos mande uma mensagem.
Deixe um comentário