Afinal, o que é um peeling?
Provavelmente você já ouvi falar em peeling, não é mesmo? Mas o que seriam os peelings?
A origem do nome vem do verbo em inglês “to peel”, que significa descascar, descamar, daí a razão do nome: peeling é aquilo que faz descascar, que promove uma descamação da pele.
Existem diferentes tipos de peelings, como os enzimáticos, físicos e químicos, todos com o mesmo objetivo, promover a renovação da pele. Neste post tratarei especificamente dos químicos.
Como funciona um peeling?
Nossa pele é composta por duas camadas principais, a epiderme (mais superficial) e a derme (mais profunda), cada uma com suas próprias subdivisões. Ao promover uma eliminação de determinadas camadas, estimulamos um processo de renovação celular, que proporcionará a produção de novas fibras de colágeno no tecido e, consequentemente, uma pele mais jovial e firme.
Existem três classificações diferentes: superficiais, médios e profundos.
- Peelings superficiais agem principalmente sobre a epiderme. Normalmente são utilizados para o tratamento de manchas (melasma, manchas solares), controle de oleosidade e acne leve. Geralmente são realizados em sessões e promovem uma descamação bem leve da pele.
- Peelings médios têm como alvo a epiderme e aproximadamente metade da derme. Por promoverem uma eliminação maior de camadas da pele, são mais indicados para rejuvenescimento, tratamento de rugas finas e cicatrizes de acne, poros dilatados e remoção de manchas. São feitos em sessão única.
- Peelings profundos promoverão uma eliminação total das camadas da pele. São bem mais agressivos e devem ser feitos em ambiente hospitalar. Proporcionam uma renovação geral da pele.
Os peelings são indicados para todos?
Embora sejam tratamentos relativamente seguros, é preciso tomar alguns cuidados antes de se propor um peeling para o paciente. Deve-se levar em conta, por exemplo, o fototipo, pois peles mais morenas têm um risco maior para desenvolvimento de hiperpigmentação e queloides. Como outros fatores temos espessura da pele, lesões e acne ativa, histórico de alergias e etc. Por isso, é sempre importante realizar uma consulta criteriosa antes da realização do procedimento.
Quando realizar um peeling?
Os peelings podem ser realizados durante todo o ano, no entanto, em épocas mais frias e com menor incidência solar, como durante o outono e inverno, são os momentos ideais para realizá-los, pois o tratamento se torna ainda mais seguro e cômodo para o paciente.
Indicações dos peelings
Como já vimos, os peelings possuem diversas indicações, como:
- Rejuvenescimento da pele
- Tratamento de manchas e melasma
- Tratamento de cicatrizes
- Controle de oleosidade e acne
- Poros dilatados
- Rugas leves
Para a garantia de um tratamento eficiente e seguro é preciso o acompanhamento de um profissional experiente e que te proporcione confiança, então se você tem interesse em realizar uma consulta ou tem alguma dúvida, nos mande uma mensagem.
Deixe um comentário